A escolha e a preparação relacionadas à carreira profissional é um meio fundamental de formação da identidade. Sabe quando perguntam para você “com o que você trabalha?” e você responde que você “ É tal coisa” ou faz “tal coisa”? Então, nesse momento você está falando de parte da sua identidade, como você se reconhece produtivamente e o papel que exerce na sociedade.
Muitos de nós, fizemos esta escolha, cheios de dúvidas, inseguranças e sem informação adequada. Isso, sem dúvida, reflete hoje em aspectos da vida profissional que trazem insatisfação e frustração. Você sabia que mais de 90% das pessoas possuem algum tipo de insatisfação no trabalho e que mais de 60% dos profissionais, no Brasil, gostariam de fazer algo diferente do que fazem hoje? Já conversei com várias pessoas que dizem que é uma pena não poder voltar no tempo e refazer o caminho. Já ouviu isso de alguém também ou falou? Sempre digo para elas que o grande problema não é não poder voltar no tempo e rever escolhas, o maior desafio é pensar que, mesmo insatisfeitos, porque escolheu uma vez lá atrás não poderá mudar e será obrigado a conviver com isso de segunda a sexta- feira, para o resto da vida.
Não importa se a escolha não foi acertada lá atrás ou se você mudou, amadureceu e hoje tem outras perspectivas e expetativas profissionais. O mais importante é que enquanto há vida, há esperança e temos a oportunidade de recomeçar, se decidirmos por isso, e não importa a idade, acredite!
É fundamental refazer a escolha da maneira mais acertada agora e listei aqui 3 aspectos fundamentais na escolha de carreira:
- Clareza de autoconceito – desenvolver uma visão clara de si mesmo, pois influencia em suas escolhas, comportamentos e atitudes.
- Senso de competência profissional – o que você possui de ponto forte e saber como explorá-lo aumenta a confiança em sua capacidade.
- Percepção pessoal de oportunidades – identificar e saber aproveitar estrategicamente as oportunidades.
Pense nisso e responda para você mesmo, qual desses três merece ser trabalhado melhor em sua vida hoje?