Ser consistente em ações é mesmo desafiador, principalmente quando iniciamos um novo hábito, existem três coisas que me ajudaram e ajudam a ser constante e consistente em diversas atividades. Compartilho aqui com você 3 dicas simples e fáceis de aplicar no dia a dia:
1)Seja fiel no pouco e conquistará desafios maiores– é melhor concluir de forma consistente um pouquinho que seja por vez, de forma constante, e ir evoluindo, aumentando aos poucos, do que ter impulsos radicais e não dar continuidade por muito tempo. Você concluindo, mesmo que pouco, terá o prazer pela conquista e produzirá emoções positivas, fortalecendo até sua autoestima. O contrário gera frustração e reforço negativo com a mensagem que você não conseguiu. O cérebro se acostuma a não atingir o que estabelece e cria um ciclo vicioso.
“Nada é difícil se for dividido em pequenas partes.” (Henry Ford)
2)Vincule esse novo hábito a algum outro que já faça parte de sua rotina. Isso vai funcionar como um gatilho de lembrança para ajudar você a cumprir sua nova tarefa. Toda vez que fizer uma, irá lembrar de seu compromisso em fazer a outra atividade.
3)Sempre que concluir o que se propôs, celebre e reforce positivamente sua atitude por ter cumprido o que se propôs, faça de forma consciente e diga a você mesma porque merece um elogio sobre isso. Perceba qual a emoção positiva ou sentimento que isso gera em você.
Não desista! Parou por algum motivo? Recomece de onde parou e coloque em prática o que já sabe, aperfeiçoe e persista! Não pare!
“Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram.” (Thomas Edison)